quinta-feira, 23 de julho de 2009

Texto Contextualizado da Música Estudo Errado - Gabriel Pensador

Demonstra a situação educacional do nosso país, buscando com que possamos refletir como o ensino é utilizado como depositário de conteúdos, no qual o aluno aceita as informações repassadas, pautadas na memorização dos conteúdos transmitidos, sem poder questionar aquilo que é ensinado.

Conseguimos observar que não existi uma aprendizagem significativa, e que a forma de aprendizagem está baseada em um ensino descontextualizada, transmitido totalmente fragmentado, utilizando livros didáticos, totalmente inúteis e pouco interessantes para os alunos.

Neste método de educação os alunos são levados a decorar os conteúdos para obter uma boa nota ao final da unidade escolar, já os pais utilizam-se das notas para recompensar os filhos caso este tenha tirado boas notas, neste tipo de aprendizagem a preocupação maior é fazer com que a criança decore todo o conteúdo e não que ela possa realmente assimilar o conhecimento, tornando-se assim um cidadão capaz de questionar tudo aquilo que lhe for apresentado.

Conseguimos observar que na música Gabriel, nos apresenta uma nova visão do ambiente escolar, que cria um espaço capaz de motivar os alunos a estudarem, constituídos por professores que preparem os alunos para uma vida, através de temas atuais e significativos, ou seja, aulas contextualizadas com a realidade na qual os alunos estão inseridos. Utilizando para tanto uma educação lúdica

O que desejamos é que como na música estas reivindicações sejam respeitadas pelas escolas, que possam tratá-los com respeito e seriedade.
Rosana Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário